Parceira

Governo assina convênio de cooperação em saneamento com quatro municípios

Na Zona Sul do Estado, Santana da Boa Vista e Turuçu foram contemplados; o investimento total será de R$ 143.997,85

Divulgação -

A Secretaria de Obras, Saneamento e Habitação (SOSH) assinou, nesta sexta-feira (21), convênio de cooperação técnica em saneamento com os municípios de Barão do Triunfo, Santana da Boa Vista, São Pedro da Serra e Turuçu. O termo é a primeira etapa para a renovação do contrato com a Corsan. A comitiva de prefeitos foi recebida pelo secretário adjunto da SOSH, Ervino Deon.

A maior parte dos serviços será focada no abastecimento de água e na ampliação do sistema de esgotamento sanitário. “A Corsan praticamente universalizou o abastecimento de água no estado, entretanto, ainda temos o desafio de avançar na expansão do tratamento do esgotamento sanitário. A renovação do contrato da companhia com diversas prefeituras dialoga justamente com esse desafio”, destacou Deon.

Conforme o diretor de Saneamento da SOSH, Neorildo Dassi, o ato reforça o comprometimento do governo do Estado com a promoção do saneamento no Rio Grande do Sul. “A adesão dos municípios fortalece a Corsan como empresa pública e demonstra que ela garante resultados e melhorias concretas às cidades”, salientou.

Turuçu terá a primeira adesão ao contrato da Corsan. “No início dos anos 2000, o município assumiu a responsabilidade pelo abastecimento de água, mas, hoje, não temos condições técnicas e financeiras para seguir com o serviço”, explicou a prefeita Selmira Milech Fehrenbach. “A parceria com a Corsan qualificará o abastecimento através da oferta de água de mais qualidade e da ampliação da rede”, completou.

O município de Santana da Boa Vista renovou o contrato com a companhia para o abastecimento de água no ano passado. Agora, começou o processo para aderir ao saneamento básico. “A Corsan utilizará as nossas redes, incrementará os serviços e dará o devido fim ao esgoto”, disse o prefeito Arilton de Oliveira Freitas. O município geria três estações de tratamento de esgoto, mas perdeu a licença de operação, pois o local das barragens passou a ser Área de Preservação Ambiental.

Para prorrogar ou aderir ao contrato com a Corsan, os municípios precisam estar enquadrados na Lei 11.445/2007, que estabelece o marco regulatório dos serviços no país. Entre outras exigências, a implantação do Plano Municipal de Saneamento.

Também participaram do ato os prefeitos de Barão do Triunfo, Elomar Kologeski, e de São Pedro da Serra, Isabel Jioner Cornélius, além do secretário executivo do Núcleo de Fronteira do RS, José dos Santos Rosa de Oliveira.

Redes de água
Buscando melhor qualidade de vida de famílias residentes nas áreas rurais do município de Bossoroca, o governo do Estado assinou, também nesta sexta-feira, convênio para a instalação de redes de água no município.

O documento foi formalizado entre o secretário de Obras, Saneamento e Habitação, Rogério Salazar, e o vice-prefeito João Alberto Ourique do Nascimento (Beto). O investimento será de R$ 143.997,85.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Sistema regulamenta rede de prevenção a riscos de desastres ambientais Anterior

Sistema regulamenta rede de prevenção a riscos de desastres ambientais

Primeiro dia de greve dos rodoviários tem reflexos iniciais em Pelotas Próximo

Primeiro dia de greve dos rodoviários tem reflexos iniciais em Pelotas

Deixe seu comentário